Em 'Vidas em Jogo', ator diz que vive melhor personagem da carreira

quinta-feira, 5 de abril de 2012


Leonardo Vieira assegura que, em Vidas em Jogo, interpreta o personagem mais leve e divertido em seus mais de 22 anos de carreira na TV. O ator, que estreou em novelas na extinta Manchete, com A História de Ana Raio e Zé Trovão, tem vivido na Record uma espécie de montanha russa com Ernesto. Para ele, o multifacetado picareta da trama de Cristianne Fridman é um bonachão que virou um pilantra mulherengo e, agora, começa a entrar nos eixos. Mesmo em um papel com tantas vertentes, Leonardo jura que não precisou de nenhum tipo de composição para Ernesto. Apenas foi moldando o ex-pipoqueiro aos poucos, de acordo com os textos que recebia. "Não pensei que ele fosse mudar tanto e que viraria até meio corno (risos). Mas essas curvas são críveis, têm nexo. O percurso dele tem lógica na história", analisou.
Com a ironia latente do personagem, ingrediente que fez com que o ator se interessasse ainda mais pelo papel, Leonardo tem se surpreendido com os comentários do público. "Saio nas ruas e sou sacaneado porque digo que ele não vale nada. O problema é que o público gosta desse pilantra! Dizem que ele gosta da Divina", divertiu-se, ao se referir à personagem de Vanessa Gerbelli.
Para Leonardo, o que mais tem surpreendido em seus sete anos na Record, desde que estreou na emissora como o Lopo, de Prova de Amor, tem sido a pluralidade de seus personagens, sempre com nuances diversificadas. O ator carioca, de 43 anos, que na Globo só ganhava papéis de mocinho, agora vibra por interpretar tipos diversos nos últimos anos. Segundo ele, o mais surpreendente foi justamente o diabólico vilão Lopo. "Vi o primeiro tijolo do RecNov (complexo de estúdios da Record) sendo colocado para fazer as novas instalações. Isso me dá a sensação de fazer parte, de verdade, da emissora. Principalmente por ter feito o Lopo aqui, um vilão que qualquer ator adoraria, que só falava coisas absurdas", enalteceu.
Mesmo assim, até hoje parte do público que encontra com Leonardo ainda lembra de personagens mais marcantes na carreira do ator, como o José Inocêncio, que só ficou no ar durante os quatro capítulos da primeira fase de Renascer. Ou mesmo o Pedro da Maia, da minissérie Os Maias, ambas na Globo. "Acho que nasci com a bunda para a lua. É muito bom poder ficar tanto tempo no imaginário das pessoas. Soube aproveitar as ótimas oportunidades que tive", valorizou, antes de emendar: "mas talvez não vivesse vilões se eu continuasse na Globo. Lá, o meu perfil era sempre de mocinhos", observou Leonardo, que atuou em seu último papel de destaque na emissora em Senhora do Destino, como o apaixonado Leandro, em 2004.
No ano seguinte, estreou na Record como o vilão de Prova de Amor, uma das tramas de maior audiência da Record. Para o personagem, que vivia manuseando armas, o ator voltou à infância. Ainda pequeno, aprendeu a atirar por ter sido criado no campo, em contato permanente com a natureza. "Ter crescido no mato me ajudou a conviver bem com todo tipo de gente. Isso me ajuda na composição dos mais diversos personagens", ressaltou o ator, que, após o término das gravações de Vidas em Jogo, em abril, pretende passar alguns meses na Califórnia. Ele planeja fazer cursos de interpretação e descansar. "Mas logo quero voltar ao trabalho em 2013. Só me sinto inteiro e realizado atuando", avisou.
Menos impacto
Leonardo Vieira sempre ostentou um corpo de atleta nos seus mais diversos personagens. Rato de academia e amante dos esportes, o ator lamenta ter de pisar no freio com exercícios físicos mais intensos nos últimos tempos. Afinal, após um acidente com skate, tem passado por sucessivas sessões de fisioterapia e ultrassom para amenizar os efeitos do tombo. Por isso, atualmente, Leonardo tem trocado os halteres e a corrida diária por exercícios de ioga e alguns passeios de bicicleta. "Gosto de me exercitar ao ar livre, não igual a um hamster na esteira, dentro de uma academia. Mas tenho de me ligar que não tenho mais 15 anos de idade para acidentes assim não acontecerem", divertiu-se.
Instantâneas
# Na extinta Manchete, além de atuar em A História de Ana Raio e Zé Trovão, Leonardo também participou da novela Brida, que não chegou ao fim com o fechamento da emissora.
# Depois de se sobressair na Globo, como protagonista da primeira fase de Renascer, o ator fez um papel secundário na trama Quatro por Quatro. Em seguida, ficou um tempo distante das novelas até reaparecer na minissérie Os Maias.
# Leonardo Vieira está com contrato com a Record até 2016.
# Distante do cinema desde O Vestido, de Paulo Thiago, rodado em 2003 e lançado em 2004, Leonardo não tem feito planos para voltar ao cinema e ao teatro.

Nenhum comentário :

Postar um comentário