Ana Rosa, atriz que fez o maior número de novelas

sábado, 21 de abril de 2012


Ana Rosa, atriz que fez o maior número de novelas

Com a participação em 54 produções, a recordista é um ícone da televisão brasileira. Talento revelado no circo, ela também já atuou no teatro e no cinema, além de outros trabalhos na TV

Ana Rosa Guy Galego Corrêa, conhecida apenas como Ana Rosa, é a Atriz que fez o maior número de novelas no Brasil. Com a participação em 54 produções, a recordista é um ícone da televisão brasileira.

A artista estreou em 1964, aos 22 anos, na extinta TV Tupi, interpretando a cigana Esmeralda, em ‘Alma cigana’, novela de grande sucesso. Atualmente está na Rede Globo, mas também já passou pela Rede Record, SBT e extinta Rede Manchete.

Por seus inúmeros trabalhos na televisão, no ano de 1997, Ana Rosa foi reconhecida pelo Guinness World Recorde, por ser a atriz que mais participou de novelas em todo o mundo.

Além de novelas, a recordista atuou em diversas outras produções de TV, como especiais, séries e minisséries. Na Globo, entre os programas que ela participou estão ‘A grande família’, ‘Você decide’, ‘Riacho doce’ e ‘Brava gente’.



NOVELAS – LISTA WIKIPÉDIA


TV Tupi

anonovelapapel
1964Alma ciganaEstela/ Esmeralda
Se o mar contasseZurá
Quem casa com Maria?Maria da Rosa
1965O mestiçoMarina
Olhos que ameiNádia
Um rosto perdidoDébora
1966O amor tem cara de mulherNorah
Os irmãos corsosEmília
O anjo e o vagabundoRosinha
1967Encontro com o passadoLuiza
A ponte de WaterlooKathy
O jardineiro espanholPepita
Os rebeldesHelena Gurgel
1968Beto RockfellerCida
1969Super PláPepita
Nino, o italianinhoValéria
1970Simplesmente Maria
Toninho on the rocksAlice
1971A selvagemEstela/ Esmeralda
HospitalÂngela
Nossa Filha GabrielaBaby
1972A revolta dos anjosNazaré
1973Mulheres de areiaAlzira
1974Os inocentesSofia
1975O sheik de IpanemaGigi
A viagemCarmem
1977O profetaEster
1978AritanaAna Maria



SBT

anonovelapapel
1982DestinoGlória
ConflitoAndréa
1983A justiça de DeusAlice
Vida RoubadaDaniela








Manchete

anonovelapapel
1985Antônio MariaRita





Globo

anonovelapapel
1987Brega & ChiqueMadalena
1991O dono do mundoNanci
1992Despedida de solteiroSoraya
1993O mapa da minaAntonia
1994TropicalienteEster
1995História de AmorDalva Paiva
1996Anjo de mimMarly
O rei do gadoMaria Rosa Caxias
1998Corpo douradoCamila
1999Suave VenenoGeninha
2001Um anjo caiu do céuLaurinha
2002O beijo do vampiroTelma/ Yolanda
2003Agora é que são elasSolange
KubanacanPiedad
2004Senhora do destinoBelmira



Record

anonovelapapel
2005Essas mulheresCamila
2006Bicho do matoJurema
2007Caminhos do coraçãoDalva







Globo

anonovelapapel
2008Três irmãsVirgínia Jequitibá
2011Morde & AssopraDinorá
Fina EstampaCelina


Teatro, cinema e literatura
Ana Rosa tem em seu currículo muitas peças teatrais, entre elas, algumas escritas por conceituados profissionais, como ‘A calça’, de Millôr Fernandes. Ela também interpretou textos de renomados escritores, como ‘Prezado amigo’, de Carlos Drummond de Andrade.

No cinema participou de vários filmes, com destaque para produções espíritas, como ‘Bezerra de Menezes – O diário de um espírita’, ‘Chico Xavier’ e ‘Nosso lar’. Em 2005, a recordista também escreveu e publicou o livro ‘Essa louca TV e sua gente maravilhosa’, que revela bastidores de gravações.

Circo
A atriz nasceu em Promissão – SP, em 18 de junho de 1942, e foi criada em um ambiente circense. Com apenas quinze dias de vida teve sua primeira experiência artística, no Circo Teatro Novo Horizonte, que pertencia ao seu avô, o capitão Juvenal Pimenta.

Ana Rosa foi levada ao palco durante a apresentação do espetáculo teatral ‘O mundo não me quis’, para representar um recém-nascido abandonado. Aos quatro anos interpretou seu primeiro personagem com falas, e aos nove, além de atuar nos espetáculos, também fazia números no trapézio e no arame.

Família
A atriz foi casada com o comediante Dedé Santana, com quem teve dois filhos, um deles faleceu com apenas um ano de idade, de leucemia. Ana Rosa e Dedé atuaram juntos em espetáculos circenses e teleteatros. Na vida conjugal, separam-se, reataram e depois se separaram novamente, em definitivo.

Seu segundo marido foi o ator Guilherme Corrêa. Com ele teve duas filhas, uma morreu atropelada aos 18 anos. Além dos quatro filhos naturais, Ana Rosa adotou outros quatro. Ela ficou viúva em 2006, quando Guilherme morreu de ataque cardíaco.

Mensagem espírita
Depois da morte de sua filha, Ana Rosa se converteu ao Espiritismo. “Nós espíritas nos preparamos para a perda dos entes queridos. A partida dos mais velhos é quase natural, mas foi doloroso me adaptar a essa realidade. Na verdade, aprendemos a conviver com a perda, a falta, mas nunca a superamos”, disse a atriz, em entrevista concedida à revista Caras.

Crente na vida após a morte e nos espíritos, na mesma entrevista, Ana Rosa contou que uma vez, um médium viu sua filha que havia morrido, sentada em seu colo. Em um outro momento, ela mesma teria visto o filho em uma sala de aula, dois meses após o falecimento do menino.

‘Violetas na janela’
Em 1997, Ana Rosa fez a adaptação do livro ‘Violetas na janela’, para o teatro, participando de sua produção. Somente entre 1997 e 2007, o espetáculo já havia sido assistido por mais de 300 mil pessoas, em apresentações por quase todos os estados brasileiros.

A peça é baseada em um romance, que teria sido escrito pelo espírito que se denomina ‘Patrícia’, através da médium Vera Lúcia Marinzeck de Carvalho. Ana Rosa montou o espetáculo após a morte da filha, que tinha a mesma idade de Patrícia.

Gargalhadas no velório
Uma das tantas cenas curiosas vividas por Ana Rosa aconteceu na novela ‘O rei do gado’, na qual ela interpretava Maria Rosa. A atriz, juntamente com alguns amigos, velava o corpo do marido, o senador Caxias, quando um forte ronco atrapalhou a cena. Era o ator Carlos Vereza, que dormiu no caixão e provocou gargalhadas entre os artistas.


Fontes: Revista Caras, O Estadão, Wikipédia, Rede Record, Tele História e Revista Isto é Gente

Nenhum comentário :

Postar um comentário