Dois americanos ganham o Nobel de Economia 2011

segunda-feira, 10 de outubro de 2011


ESTOCOLMO - Os norte-americanos Thomas Sargent e Christopher Sims ganharam nesta segunda-feira, 10, o Nobel de Economia "por suas pesquisas empíricas sobre causas e efeitos na macroeconomia", informou a Real Academia de Ciências da Suécia. O comitê afirmou que os vencedores desenvolveram métodos para responder a questões como de que maneira o crescimento econômico e a inflação são afetados pelo aumento temporário na taxa de juros ou por um corte nessa taxa.
Sargent e Sims, ambos com 68 anos, realizaram suas pesquisas de modo independente, nos anos 1970 e 1980. "Hoje, os métodos desenvolvidos por Sargent e Sims são ferramentas essenciais na análise macroeconômica", destaca a academia em seu comunicado.
Sargent é professor da Universidade de Nova York, enquanto Sims leciona na Universidade Princeton. O Nobel de Economia é o último a ser anunciado no ano, e os vencedores receberão a honraria em 10 dezembro, data da morte do fundador do prêmio, Alfred Nobel. A distinção na área da Economia não está entre as originais criadas por Nobel, mas foi estabelecida em 1968 pelo Banco Central da Suécia.
Os ganhadores de hoje dividirão o prêmio de 10 milhões de coroas suecas (US$ 1,5 milhão), pagas pelo BC sueco. A quantia é a mesma das outras categorias do Nobel. As informações são da Associated Press e da Dow Jones.


Nenhum comentário :

Postar um comentário