Olimpíadas 2012: a Rede Globo vai ignorá-la como fez com o Pan de Guadalajara?

segunda-feira, 23 de julho de 2012


A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres será realizada na sexta-feira (27), mas, a partir de quarta-feira, a Record inicia para todo o Brasil a transmissão do maior evento esportivo do mundo. A emissora conquistou o mesmo privilégio de transmissão no ano passado, quando exibiu, com exclusividade, os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México. Naquela oportunidade, a Rede Globo, que desde sempre foi a emissora oficial de todos os grandes eventos esportivos mundiais, praticamente ignorou a existência do Pan em toda a programação.

Será que dessa vez a postura, não só do canal, mas de todas as Organizações Globo, vai se repetir? Durante o Pan de Guadalajara, os telejornais da emissora carioca botaram abaixo do segundo plano qualquer pauta relacionada ao evento. Era possível assistir à toda uma edição do Jornal Nacional e só saber de alguma notícia sobre os nossos esportistas ou conquista de medalhas no último bloco do telejornal, como se o fato não tivesse lá grande importância para os brasileiros. 

Na época do Pan, essa postura da Rede Globo foi bastante criticada pela imprensa. Agora, a situação é um pouco diferente, já que não há evento esportivo de magnitude parecida com a dos Jogos Olímpicos. Ignorar ou diminuir a importância das Olimpíadas por não ser emissora oficial de transmissão, iria de encontro com os Princípios Editoriais das Organizações Globo que, dentre outras coisas, diz: "Não pode haver assuntos tabus. Tudo aquilo que for de interesse público, tudo aquilo que for notícia, deve ser publicado, analisado, discutido"? 

Pois bem, vamos esperar para ver. A Record levará 350 profissionais para Londres, que trabalharão entre o dia 25 de julho e 12 agosto em uma cobertura que, além de mostrar as competições em tempo real, também estará presente em todos os programas telejornalísticos da emissora e também nos de variedades, como o diário matutino 'Hoje em Dia' e o 'Domingo Espetacular'. Espera-se que dessa vez a Globo assuma o papel de veículo de comunicação comprometido com a informação e apresente a nós, telespectadores, matérias sobre as Olimpíadas com a qualidade que o evento merece.
Heloisa Tolipan /Jornal Brasil

Nenhum comentário :

Postar um comentário